quarta-feira, 24 de junho de 2009

Vídeo

Vídeo

Vídeo

Vídeo

Vídeo

Consumo consciente e Consumismo, Riscos e dificuldades

O consumismo pode nos trazer muitas dificuldades, pois o cidadão consumista consciente adquire apenas o necessário para a sobrevivência. Já no consumismo em excesso a pessoa gasta tudo aquilo que tem em produtos supérfluos, que muitas vezes não é o melhor pra ela, porém é o que ela tem curiosidade de experimentar devido às propagandas na TV e ao apelo dos produtos de marca.

O consumismo nos traz riscos e dificuldades, alem de nos trazer também conseqüências ruins ao consumista que são processos de alienação, exploração no trabalho, a multiplicação de supérfluos e oneomania, causa um risco muito grande ao nosso Meio Ambiente, pois o aumento desenfreado do consumo incentiva o desperdício e a grande quantidade de lixo.

Adolescência, Desafios e Contradições

A adolescência é o período da vida de uma pessoa, que vai precisamente dos 10 anos até os 19 anos, 11 meses e 29 dias. Durante essa fase ocorrem pelo menos três fenômenos importantes do desenvolvimento humano: do ponto de vista biológico, a puberdade, com o amadurecimento sexual e reprodutor; do ponto de vista social a passagem da infância para a vida adulta, com a assunção de papéis adultos e a autonomia em relação aos pais; e, do ponto de vista psicológico, a estruturação de uma identidade definitiva para a subjetividade.
Na fase da adolescência começa por se dar uma
alteração do próprio corpo, quer ao nível da fisionomia, quer ao nível
hormonal, o que só por si, causa enorme estranheza ao adolescente. Dá-se um
descobrir do eu individual, da auto-afirmação, mas também do eu
social. O adolescente ambiciona conseguir uma auto-afirmação, mas ao mesmo
tempo quer ser aceite num grupo de pares, e vive na busca de descobrir um
equilíbrio entre esses dois pólos: o eu e os outros. Também está numa fase, em que já não é criança, por isso não deve ser tratado como tal, mas também ainda não é adulto, daí que por vezes o seu comportamento oscile muito
entre estas duas fases, por um lado quer ser adulto e fazer o que os adultos fazem com toda a liberdade que isso acarreta, e ao mesmo tempo regridem a
um estádio anterior, ainda infantil (crescer causa sofrimento e essa é uma forma de o evitarem) necessitando ainda da vigilância à distância de um
adulto cuidador.

Vida em família, importância e desafios

A família é um suporte, é uma vida.

È a base que todos nós precisamos, pois é ela que nos dá carinho, amor, educação, e tudo o que nos é necessário para a nossa criação e para termos um futuro brilhante.

São com os pais, que sempre podemos contar, pois eles sempre estão do nosso lado, sempre nos apoiando.

Mesmo com conflitos, brigas, discussões, muitas vezes com desentendimento entre pais e filhos, sempre quando estamos lá no alto e quando conseguimos alcançar nossos objetivos, a primeira coisa que fazemos é agradecer a eles e a toda a família pelo todos os apoios que nos deram nos momentos ruins de nossas vidas, por este motivo, a família é única e deve ser preservada.

Família é a prova de que existe amor verdadeiro!

Problemas do lixo e a coleta seletiva

Um dos principais problemas encontrados nas cidades, especialmente nas grandes é o lixo sólido, resultado de uma sociedade que a cada dia consome mais.
Esse processo decorre da acumulação dos dejetos que nem sempre possui um lugar e um tratamento adequado. Isso tende a aumentar, uma vez que a população aumenta e gera elevação no consumo, e consumo significa lixo.

A questão do lixo está diretamente ligada ao modelo de desenvolvimento que vivemos, vinculada ao incentivo do consumo, pois muitas vezes adquirimos coisas que não são necessárias, e tudo que consumimos produzem impactos. Há aproximadamente 40 anos a quantidade de lixo gerada era muito inferior à atual, hoje a população aumentou, a globalização se encontra em um estágio avançado, além disso, as inovações tecnológicas no seguimento dos meios de comunicação (rádio, televisão, internet, celular etc.) facilitaram a dispersão de mercadorias em nível mundial.

A coleta seletiva e a reciclagem de lixo têm um papel muito importante para o meio ambiente. Por meio delas, recuperam-se matérias-primas que de outro modo seriam tiradas da natureza. A ameaça de exaustão dos recursos naturais não-renováveis aumenta a necessidade de reaproveitamento dos materiais recicláveis, que são separados na coleta seletiva de lixo.

As reflexões que o filme Juno oferece sobre a família, amizades, escolhas, sexualidade

O filme Juno, retrata a história de uma adolescente de 16 anos, que morava com seu pai, sua madrasta e sua irmã.

Ela tinha um amigo e após ter uma relação sexual com ele, acabou engravidando – se, como Juno não tinha maturidade o suficiente para criar uma criança, optou por doar seu filho a um casal que pudesse dar a criança, amor, educação, carinho, e tudo o que for necessário para a criação de uma criança. Quando contou para seu pai, sobre o que tinha acontecido ele respeitou a escolha da filha, aceitando a decisão dela de doar seu filho.

Então, o filme mostra que gravidez na adolescência é uma coisa muito difícil, pois a adolescente ainda não tem maturidade para criar uma criança e necessita de uma mãe e um pai, para ajudá-la, se privando de muitas coisas, durante o resto de sua vida.

Por isso é necessário que a pessoa pense muito bem antes de tomar sua decisão, pois ela pode definir o seu futuro.

Use a cabeça, seja racional !

As vantagens da vida em grupo e das amizades

Uma das respostas mais costumeiras dos adolescentes, diante das tenções incertezas da vida escolar do afrouxamento dos laços familiares e da confusão de sensações quanto a si própios é procurar a companhia dos amigos. Nessa idade, os grupos de amigos são da maior importância. Na maioria dos casos, pode – se dizer que, conforme o seu bom ou mau funcionamento, eles dominam por completo a experiência da vida escolar. A condição de membro de um grupo é como um jeito de definir a identidade, numa fase em que a relação com os pais, pode tornar-se difícil ou distante, os grupos são um meio de achar segurança ao lado dos outros, que tem algo importante em comum (identificação).

As amizades intimas começam em primeiro lugar com a finalidade entre outras de combater o medo do isolamento.

Os círculos de amizade tendem a ser o centro da existência de todo mundo, se apresentam a ser como a chave da auto-estima, do senso de identidade. Nada é mais importante do que a vida social. As crises do dia a dia da participação no grupo podem mascarar o sentimento de angustia mais profundos.

È essencial obter informações a respeito dos atos dos outros, nessa fase os telefonemas, os encontros, conversas por e-mail, orkut, MSN, são intensos, chegando a ocupar a maior parte do tempo destinado ao lazer, com essas atividades.