quarta-feira, 24 de junho de 2009

As vantagens da vida em grupo e das amizades

Uma das respostas mais costumeiras dos adolescentes, diante das tenções incertezas da vida escolar do afrouxamento dos laços familiares e da confusão de sensações quanto a si própios é procurar a companhia dos amigos. Nessa idade, os grupos de amigos são da maior importância. Na maioria dos casos, pode – se dizer que, conforme o seu bom ou mau funcionamento, eles dominam por completo a experiência da vida escolar. A condição de membro de um grupo é como um jeito de definir a identidade, numa fase em que a relação com os pais, pode tornar-se difícil ou distante, os grupos são um meio de achar segurança ao lado dos outros, que tem algo importante em comum (identificação).

As amizades intimas começam em primeiro lugar com a finalidade entre outras de combater o medo do isolamento.

Os círculos de amizade tendem a ser o centro da existência de todo mundo, se apresentam a ser como a chave da auto-estima, do senso de identidade. Nada é mais importante do que a vida social. As crises do dia a dia da participação no grupo podem mascarar o sentimento de angustia mais profundos.

È essencial obter informações a respeito dos atos dos outros, nessa fase os telefonemas, os encontros, conversas por e-mail, orkut, MSN, são intensos, chegando a ocupar a maior parte do tempo destinado ao lazer, com essas atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário